Vamos lá. Um texto longo. Mas acho que, ao fim, muita coisa estará mais clara.
O cineasta Arnaldo Jabor resolveu fazer um pequeno texto de ficção ontem, no Jornal da Globo,
ao comentar a crise do governo Dilma com a base aliada, especialmente a
decisão do PR de “deixar a base aliada” a menos que… Segundo ele, tudo
não passa de chantagem. A presidente estaria aí, disposta a fazer a
coisa certa, tentando romper com os maus hábitos que herdou do lulismo. O
Marciano que chegou ontem à Terra, coitado!, ficou certamente com a
impressão de que um partido de oposição a Lula tomou posse em janeiro de
2011. E não foi assim. Na equação jaboriana, essa Dilma não é aquela
que nomeou, na semana retrasada, Marcelo Crivella ministro da… Pesca! A
solenidade de posse até rendeu metáforas de gosto escatológico sobre
aprender a botar a minhoca no anzol.
Jabor está
obviamente errado. Dilma não está enfrentando uma quase rebelião na base
aliada por causa de suas qualidades, não. As dificuldades decorrem
mesmo é dos seus defeitos — os pessoais e os do governo. Comecemos da
lição “Nível Massinha I” da política. Inexiste crise dessa natureza, no
Brasil e no mundo, que não seja também expressão de uma crise de
liderança. Embora a Soberana seja poupada pela imprensa como governante
nenhum antes dela — supera o próprio Lula nesse particular porque
setores da imprensa, como Jabor, alimentam a fantasia de que ela é
diferente dele… —, começa a ficar evidente que ela não é nem nunca foi
do ramo. “De que ramo, Reinaldo? Do ramo do toma lá dá cá?” Ora, quem
disse que ela não faz isso? Faz, sim! Tanto é que Crivella está lá
tentando botar a minhoca no anzol — isso só para citar o caso quase
folclórico. Refiro-me mesmo ao ramo da política, aquele que consegue
imprimir uma linha ao governo. Não há nenhuma.
A questão política - Ou: Crise de liderança
Tentem saber quem faz a articulação política do governo. É uma tarefa impossível. Nas Relações Institucionais, está Ideli Salvatti (PT). Sua expressão política era de tal sorte que se arranjou pra ela, inicialmente, um lugarzinho no Ministério da Pesca, um prêmio de consolação por sua derrota na disputa pelo governo de Santa Catarina. Quando foi nomeada, os coleguinhas que cobrem política em Brasília sabem muito bem, os petistas não eram os menos estupefatos. Ideli sempre foi muito útil como tropa de choque, para promover gritaria em CPI, para o confronto, para a guerra… Para a costura de bastidores? Quem confia na sua articulação?
Tentem saber quem faz a articulação política do governo. É uma tarefa impossível. Nas Relações Institucionais, está Ideli Salvatti (PT). Sua expressão política era de tal sorte que se arranjou pra ela, inicialmente, um lugarzinho no Ministério da Pesca, um prêmio de consolação por sua derrota na disputa pelo governo de Santa Catarina. Quando foi nomeada, os coleguinhas que cobrem política em Brasília sabem muito bem, os petistas não eram os menos estupefatos. Ideli sempre foi muito útil como tropa de choque, para promover gritaria em CPI, para o confronto, para a guerra… Para a costura de bastidores? Quem confia na sua articulação?
Na Casa
Civil, está Gleisi Hoffmann. Dela se diz que deve ter um desempenho
ligada à área técnica, à “fazeção”. Ocorre que a pasta tem ramificações
que são obviamente políticas, e ela não tem o trânsito necessário para
suportar as agruras de uma modelo de poder que este escriba batizou de
“Feudalismo de Coalizão” — tendendo ao baguncismo de colisão caso
inexista uma figura com habilidade para costurar os vários interesses. E
Dilma não tem! Em outros tempos, o Ministério da Justiça ajudaria nessa
articulação, mas José Eduardo Cardozo, entendo, é a estrela ascendente
mais descente (vocês se lembram dessa palavra, certo?) de Brasília.
Restavam as
figuras dos líderes do governo no Senado e na Câmara, que foram
trocados. Romero Jucá (PMDB-RR) nunca foi outra coisa que não procurador
dos interesses de uma fatia do PMDB, e Candidato Vaccarezza nunca teve
largueza de pensamento e descortino para ajudar a dar um rumo ao que
rumo não tem.
Prestem atenção a este trecho. Vejam como este analista definia Dilma em 3 de fevereiro de 2011, com um mês de mantado:
“O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva aviltou de tal modo o decoro da Presidência da República, inclusive e muito especialmente para fazer a sua sucessora, que, agora, o simples fato de ELA não ser ELE confere à atual mandatária uma aura de superior delicadeza com as instituições. Se Lula estava sempre pronto a proferir um impropério qualquer contra a lógica, a história, a ciência e até a boa educação, Dilma faz de seu silêncio uma melodia que desafia as leis da física do poder e se propaga no vácuo da política. A estratégia marqueteira para criar a rainha da Inglaterra está, sem dúvida, dando certo. Dona Dilma Primeira, a Muda, é muito elogiada por todas as coisas que não diz. Não deixa de ser um feito notável. Candidata beneficiária da bravata, da bazófia e da mistificação buliçosas e altissonantes, a agora presidente se beneficia do mutismo.”
“O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva aviltou de tal modo o decoro da Presidência da República, inclusive e muito especialmente para fazer a sua sucessora, que, agora, o simples fato de ELA não ser ELE confere à atual mandatária uma aura de superior delicadeza com as instituições. Se Lula estava sempre pronto a proferir um impropério qualquer contra a lógica, a história, a ciência e até a boa educação, Dilma faz de seu silêncio uma melodia que desafia as leis da física do poder e se propaga no vácuo da política. A estratégia marqueteira para criar a rainha da Inglaterra está, sem dúvida, dando certo. Dona Dilma Primeira, a Muda, é muito elogiada por todas as coisas que não diz. Não deixa de ser um feito notável. Candidata beneficiária da bravata, da bazófia e da mistificação buliçosas e altissonantes, a agora presidente se beneficia do mutismo.”
Os leitores habituais de memória mais atilada sabem que é trecho de um post publicado aqui,
que dava conta do encantamento inicial, que persiste, da crônica
política com a presidente. Ela se definia pelo “não”, por um certo senso
de decoro que nunca socorreu seu antecessor. Mas é pouco para governar.
Leiam um dia o texto “Um Artista da Fome”, de Kafka. Ele se tornou
célebre por não comer. Muitos se indagavam como conseguia feito tão
extraordinário. Um dia ele revelou: a verdade é que nunca gostara de
comer. Muitos tomaram como talento a falta de imaginação política de
Dilma e de habilidade no trato dessa arte. Nem sempre o silêncio e a
discrição são evidências de pensamento e ponderação. Às vezes, é mesmo
falta do que dizer. Dilma governa, sim. Mas não lidera.
A questão administrativa
No ano passado e algumas vezes já neste 2012, fiz a conta de quantas casas, UPPs, UPAs, creches, quadras poliesportivas e postos policiais Dilma deixava de entregar por dia. A farra de Lula para elegê-la, é certo, cobrou o seu preço em cortes no Orçamento — mas ela é parte da equação; logo, não é vítima, mas beneficiária das irresponsabilidades fiscais do outro. Nem vou mais avançar nesse terreno. Sim, os PMDBs, PRs e quejandos fazem política segundo os moldes do “feudalismo de coalizão” — grupos com interesses distintos, avessos, muitas vezes, ao cerne das teses do partido dominante, viram base de apoio porque recebem lotes da administração —, e suas ações, com alguma frequência, falam a linguagem da chantagem. Nesta quarta, por exemplo, Blairo Maggi (MT), líder do PR, anunciou a migração da legenda para a oposição, a menos, claro, que o governo considere úteis os sete senadores do partido etc. e tal. Nada disso é muito bonito! Mas não é algo a que o governo não esteja acostumado ou que não promova. Ademais, é mentira que jamais ceda a pressões.
No ano passado e algumas vezes já neste 2012, fiz a conta de quantas casas, UPPs, UPAs, creches, quadras poliesportivas e postos policiais Dilma deixava de entregar por dia. A farra de Lula para elegê-la, é certo, cobrou o seu preço em cortes no Orçamento — mas ela é parte da equação; logo, não é vítima, mas beneficiária das irresponsabilidades fiscais do outro. Nem vou mais avançar nesse terreno. Sim, os PMDBs, PRs e quejandos fazem política segundo os moldes do “feudalismo de coalizão” — grupos com interesses distintos, avessos, muitas vezes, ao cerne das teses do partido dominante, viram base de apoio porque recebem lotes da administração —, e suas ações, com alguma frequência, falam a linguagem da chantagem. Nesta quarta, por exemplo, Blairo Maggi (MT), líder do PR, anunciou a migração da legenda para a oposição, a menos, claro, que o governo considere úteis os sete senadores do partido etc. e tal. Nada disso é muito bonito! Mas não é algo a que o governo não esteja acostumado ou que não promova. Ademais, é mentira que jamais ceda a pressões.
Ocorre que o
governo Dilma não acontece, não deslancha. A âncora permanece enterrada
na areia. Políticos gostam disso e daquilo, mas, acima de tudo,
precisam de votos. Querem as obras em seus respectivos municípios, em
sua base eleitoral. Em 2011, segundo o seu programa de governo, Dilma
deveria ter entregado:
- 3.288 quadras esportivas em escolas;
- 1.695 creches;
- 723 postos de policiamento comunitário;
- 2.174 Unidades Básicas de Saúde;
- 125 UPAs.
- 3.288 quadras esportivas em escolas;
- 1.695 creches;
- 723 postos de policiamento comunitário;
- 2.174 Unidades Básicas de Saúde;
- 125 UPAs.
Praticamente
nada saiu do papel. Àquele milhão de moradias prometidas pelo programa
“Minha Casa Minha Vida”, herdado do governo Lula, ela acrescentou a jura
de outros dois milhões até 2014. Já fiz as contas aqui. No ritmo de entrega das casas, cumprirá a promessa daqui a 22 anos.
É bem possível que haja um monte de cúpidos querendo enfiar a mão no
dinheiro público (já falo a respeito), mas o fato é que até esses
dependem de uma eficiência mínima do governo. E ele não anda.
Ora, quem
não se lembra da solene promessa da candidata: se eleita, espalharia
UPPs Brasil afora, seguindo o modelo do Rio (que está longe, diga-se, de
ser um exemplo…)? Abaixo, publico um vídeo da sua campanha eleitoral. É
material de propaganda, coisa deles. Gravem. O risco de que tirem do ar
é grande. Vejam que ela promete espalhar Unidas de Polícia Pacificadora
Brasil afora. Volto em seguida:
Agora leiam ou releiam trechos de reportagem de Thiago Guimarães e Estelita Hass Carazzai na Folha de ontem:
O governo federal engavetou a principal promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff na área de segurança pública: instalar 2.883 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) pelo Brasil. Segundo o Ministério da Justiça, técnicos avaliaram o cálculo do projeto apresentado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva e encampado por Dilma na campanha como “superdimensionado”. Ainda segundo técnicos, não haveria sequer efetivo policial suficiente em algumas cidades para instalar as UPPs. Agora, de acordo com o Palácio do Planalto, os recursos inicialmente previstos para construção das unidades pacificadoras, que chegam a cerca de R$ 1,6 bilhão, irão para outras ações, como combate ao uso do crack e vigilância das fronteiras do país.
(…)
Em programa eleitoral veiculado em 21 de setembro de 2010, por exemplo, a então candidata Dilma prometia, como parte do PAC 2 (segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento), “mais de 2.800 postos de polícia comunitária” pelo país. Agora, com 15 meses de gestão, a promessa sumiu do primeiro balanço do PAC 2, divulgado na semana passada. Dos R$ 350 milhões previstos para a ação em 2011, nenhum centavo foi gasto. Tampouco houve até o momento execução dos R$ 188,5 milhões previstos para 2012, aponta levantamento feito pela ONG Contas Abertas, a pedido da Folha, em dados do Siafi, sistema que registra os gastos do governo.
O governo federal engavetou a principal promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff na área de segurança pública: instalar 2.883 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) pelo Brasil. Segundo o Ministério da Justiça, técnicos avaliaram o cálculo do projeto apresentado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva e encampado por Dilma na campanha como “superdimensionado”. Ainda segundo técnicos, não haveria sequer efetivo policial suficiente em algumas cidades para instalar as UPPs. Agora, de acordo com o Palácio do Planalto, os recursos inicialmente previstos para construção das unidades pacificadoras, que chegam a cerca de R$ 1,6 bilhão, irão para outras ações, como combate ao uso do crack e vigilância das fronteiras do país.
(…)
Em programa eleitoral veiculado em 21 de setembro de 2010, por exemplo, a então candidata Dilma prometia, como parte do PAC 2 (segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento), “mais de 2.800 postos de polícia comunitária” pelo país. Agora, com 15 meses de gestão, a promessa sumiu do primeiro balanço do PAC 2, divulgado na semana passada. Dos R$ 350 milhões previstos para a ação em 2011, nenhum centavo foi gasto. Tampouco houve até o momento execução dos R$ 188,5 milhões previstos para 2012, aponta levantamento feito pela ONG Contas Abertas, a pedido da Folha, em dados do Siafi, sistema que registra os gastos do governo.
O cenário
reflete os cortes no Orçamento feitos pelo Planalto em 2011. Da dotação
de R$ 2,1 bilhões do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública
com Cidadania), que abrange a construção dos postos, apenas R$ 1,05 bi
(50%) foi gasto.O resultado é que Estados que enfrentam aumento nos
índices de violência e optaram pela construção das UPPs estão tirando
dinheiro do próprio bolso. Na Bahia, por exemplo, o governo gastou R$
1,4 milhão para erguer cinco bases de segurança - outras 12 devem sair
em 2012.
(…)
(…)
Voltei
Deu pra entender? Alguém poderia indagar: “Mas essa ineficiência deveria se refletir, então, na opinião da população”. Ainda não! E não com a economia nesse patamar. As pessoas que mantêm a esperança tendem a achar que podem não estar vendo a obra na sua cidade ou no seu bairro, mas em algum lugar ela estará. Os políticos são os primeiros a reagir, reitero, porque querem voltar à sua base e tirar fotografia ao lado da quadra, da UPA, da UPP, da creche, da casa… E quase não há retrato a ser tirado. Dilma, por exemplo, não entrega as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), da área da saúde, mas promete botar câmeras nos corredores dos hospitais públicos para acompanhar tudinho de seu computador. Ora… O rasgo de populismo cesarista internético pode até seduzir um ou outro. Para os políticos, não vale nada. Precisam das obras. E a população também, diga-se, por motivos diferentes.
Deu pra entender? Alguém poderia indagar: “Mas essa ineficiência deveria se refletir, então, na opinião da população”. Ainda não! E não com a economia nesse patamar. As pessoas que mantêm a esperança tendem a achar que podem não estar vendo a obra na sua cidade ou no seu bairro, mas em algum lugar ela estará. Os políticos são os primeiros a reagir, reitero, porque querem voltar à sua base e tirar fotografia ao lado da quadra, da UPA, da UPP, da creche, da casa… E quase não há retrato a ser tirado. Dilma, por exemplo, não entrega as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), da área da saúde, mas promete botar câmeras nos corredores dos hospitais públicos para acompanhar tudinho de seu computador. Ora… O rasgo de populismo cesarista internético pode até seduzir um ou outro. Para os políticos, não vale nada. Precisam das obras. E a população também, diga-se, por motivos diferentes.
Sim, existe também a chantagem
E existe, sem dúvida, a chantagem dos partidos da base aliada. O tal “presidencialismo de coalizão” não foi inventado por Dilma Rousseeff, Lula ou FHC. A rigor, é uma criação da Constituição de 1988, que confere poderes imperiais ao presidente, mas também dá ao Congresso a oportunidade de infernizar a sua vida se quiser. Soma-se a isso a barafunda partidária brasileira, e o custo do que chamam governabilidade é o loteamento da administração. A tarefa de um chefe do Executivo no Brasil é um pouco mais complexa do que a de seu congênere americano, por exemplo, que tem de negociar, basicamente, com dois partidos. Por aqui, lobbies e interesses paróquias vão se infiltrando numa miríade de legendas que têm pouco ou nenhum compromisso com um programa de governo.
E existe, sem dúvida, a chantagem dos partidos da base aliada. O tal “presidencialismo de coalizão” não foi inventado por Dilma Rousseeff, Lula ou FHC. A rigor, é uma criação da Constituição de 1988, que confere poderes imperiais ao presidente, mas também dá ao Congresso a oportunidade de infernizar a sua vida se quiser. Soma-se a isso a barafunda partidária brasileira, e o custo do que chamam governabilidade é o loteamento da administração. A tarefa de um chefe do Executivo no Brasil é um pouco mais complexa do que a de seu congênere americano, por exemplo, que tem de negociar, basicamente, com dois partidos. Por aqui, lobbies e interesses paróquias vão se infiltrando numa miríade de legendas que têm pouco ou nenhum compromisso com um programa de governo.
Digam-me cá:
por que o partido X ou Y faz tanta questão de nomear, por exemplo, o
diretor financeiro de uma estatal ou o chefe de compras? Não deve ser
para testar seus próprios modelos de rigor contábil, não é mesmo? Sem
que haja a menor possibilidade de errar, por bons motivos é que não é. A
verdade insofismável, e qualquer político da base aliada sabe disso, é
que o lulo-petismo não só deixou de corrigir os problemas que herdou
como os extremou. Ninguém como Lula soube comprar a confiança dos
partidos, pagando-lhe a fidelidade com ministérios, estatais, cargos,
prebendas etc. E teve a sorte de governar num período de vacas muito
gordas. Ouvi de um político — não direi o nome porque foi um off —
literalmente esta frase em 2007: “Se eu soubesse que eles eram assim,
teria aderido muito antes”. Ele se referia à facilidade com que Lula
operava justamente o toma lá dá cá. E emendou: “FHC não ouvia ninguém e
tinha sempre o nariz meio empinado com os políticos; tucanos têm a
mania de achar que sabem tudo”. Entendido.
Alguém dirá
neste ponto: “Mas, então, você está dando razão a Jabor!” Não estou,
não! Quem disse que o governo Dilma atua de modo muito diferente? O
modelo é o mesmo. Ocorre que ela opera com menos recursos do que o
antecessor, tem uma gestão muito menos operativa e é incapaz de se
articular nesse serpentário — Lula sempre foi um notório encantador de
peçonhentos. Essa crise, insisto, não chegou ao povo, e isso,
curiosamente, pode ser um elemento fomentador da própria crise. “Como,
Reinaldo? Não entendi!” Eu explico.
Daqui a
pouco sai alguma pesquisa sobre a avaliação do governo e da própria
Dilma. Pode ter andado um pouco pra cá, um pouco pra lá, mas nada muito
significativo. Os números serão ainda robustos, e isso sempre confere ao
mandatário a sensação da onipotência. Aquele diabinho mau conselheiro —
e também alguns puxa-sacos — soprará aos ouvidos da Soberana: “Vossa
Excelência está no caminho certo!”. Boa parte da imprensa que a elogiou
por demitir os suspeitos de corrupção que ela mesma nomeou continuará a
exaltá-la, como fez Jabor, por sua resistência à “chantagem”. E tudo
continuará mais ou menos como era antes, mas sempre um pouquinho pior.
Encerrando
A crise existe, em suma, porque inexiste articulação política no governo, porque a administração é ruim a mais não poder e porque os sócios da vitória, dado o “feudalismo de coalizão”, exigem a sua parte do butim. Se a economia continuar mais ou menos assim, ancorada no consumo — nada brilhante, mas também sem grandes traumas —, Dilma vai levando. Não havendo nenhuma tragédia nos gramadas em 2014 — refiro-me ao evento como um todo, não ao desempenho da Seleção (acho vitória ou derrota irrelevantes eleitoralmente) —, a chance de reeleição é grande. Sem uma catástrofe na economia até o pleito ou alguma ocorrência extrapolítica, seu futuro me parece mais ou menos garantido.
A crise existe, em suma, porque inexiste articulação política no governo, porque a administração é ruim a mais não poder e porque os sócios da vitória, dado o “feudalismo de coalizão”, exigem a sua parte do butim. Se a economia continuar mais ou menos assim, ancorada no consumo — nada brilhante, mas também sem grandes traumas —, Dilma vai levando. Não havendo nenhuma tragédia nos gramadas em 2014 — refiro-me ao evento como um todo, não ao desempenho da Seleção (acho vitória ou derrota irrelevantes eleitoralmente) —, a chance de reeleição é grande. Sem uma catástrofe na economia até o pleito ou alguma ocorrência extrapolítica, seu futuro me parece mais ou menos garantido.
O problema, amiguinhos, é que futuro terá o Brasil, tendente a dobrar a aposta num governo medíocre.
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