sábado, 4 de agosto de 2012

RETRATO DO GOVERNO DILMA. O pavor começou qando veio o dado oficial:



O Brasil cresceu apenas pífios 2,7% em 2011, primeiro ano do governo Dilma...ante nossos amigos do BRIC que estão dando um banho (China 9,2%, Índia, 7,4%, Rússia 4,1%).

Depos veio a constatação que crescemos pouco pq estamos com a 'doença holandesa': só exportamos commodities (grãos, minérios, etc) e isto supervalorizou nossa moeda e afetou o câmbio, provocando uma desindustrialização.

Ou seja, o PT esqueceu que existe uma indústria no Brasil que precisa investimento e que exportar manufaturas faz a economia crescer. Então fez um pacotaço de emergência pra tentar salvar a indústria e que até agora, ao menos, não deu os resultados esperados, pois as mudanças tem que ser estruturais e não emergenciais.

Para completar um quadro nada auspicioso, a inadimplência comeu solto no país, devido ao consumo desenfreado provocado pelo excesso de crédito. Ou seja, já começam a dar sinais de desgaste a estratégia de aquecer a economia, criando mecanismos artificiais, como o endividamento das famílias com a promessa de que ao consumir estariam pertencendo à 'nova classe média'.

Para conter o endividamento, Dilma tenta baixar juros no grito, mas tem que cuidar com carinho dos fundos que financiam a dívida pública que está um rombo sem tamanho, principalmente a menina dos olhos do governo, o Tesouro Direto (que paga IOF e IR). O caminho? Mexer na poupança (sem IOF e sem IR), pra que os maiores investidores do Brasil não migrem pra lá e deixem o governo na mão.

Por: Sheila Siumara

Nenhum comentário:

Postar um comentário